Santuário Santa Edwiges

Estrada das Lágrimas, 910 - Sacamã - São Paulo, SP

Semana de Espiritualidade

De 11 a 15 de julho aconteceu no Santuário Santa Edwiges, a Semana de Espiritualidade com temas diários e palestrantes que souberam formar e informar os participantes sobre o Ano da Misericórdia, proposta para este ano do Papa Francisco.

O tema do primeiro dia foi Amoris Laetitia – Sobre o Amor na Família, escrito por nosso Papa Francisco. Segundo Dom Celso Bispo Emérito da Diocese de Catanduva, os escrito que lá consta são ricos e todas as famílias deveriam ter um em casa para se orientar ou resolver algum momento de dificuldade na família.

Dom Celso com sua experiência e simplicidade de pastor, em pouco tempo sobre explicar sobre cada capítulo de maneira sucinta como as famílias devem viver os desafios nos dias atuais e principalmente o Amor no Matrimônio, citando trechos e em um deles (1 Cor 13,4-7),escrito por São Paulo,chamado hino à caridade, “algumas características do amor verdadeiro”.

No segundo dia, Pe. Pedro Luiz da Paróquia Santa Paulina, falou sobre a Bula da Misericórdia, que faz parte do documento com orientações para a vivência dos cristãos no Ano da Misericórdia, que se encerra no dia da festa de Cristo Rei em novembro de 2016.

Pediu aos participantes que não deixem de viver esse momento citando a parábola do Bom Samaritano, Evangelho de Lucas (10,25-37), que é uma reflexão para ser posta em prática nos dias atuais, usar não só de misericórdia com o próximo, mas lhe propor a graça em ações concretas. Ele explicou sobre a Porta Santa e fez apelo aos participantes para visitar e passar pela Porta da Misericórdia, como pede em um item do documento: Por opção do Ordinário, a mesma poderá ser aberta também nos Santuários, meta de muitos peregrinos que frequentemente, nestes lugares sagrados, se sentem tocados no coração pela graça e encontram o caminho da conversão.

No terceiro dia Frei Edson Ikeda dos Oblatos de São José, resumiu a Misericórdia na Bíblia desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento. Foram informadas quantas vezes as palavras Misericórdia e Misericordioso aparecem no Antigo Testamento e Novo Testamento.

Misericórdia – Antigo Testamento 451 – Novo Testamento 125

Misericordioso – Antigo Testamento. 1944 – Novo Testamento. 780

Passou por toda a Bíblia citando capítulos de relevância sobre essas duas palavras e resumiu tudo em duas Expressões do Amor de Deus:

Graça – Ação a ser feita ao próximo.

Misericórdia – Amor para com o próximo.

O quarto dia a Irmã Ivinete Fragata dos Santos – Irmã Pallotinas, abordou O Sacramento da Misericórdia, falando um pouco da sua experiência em lugares por onde passou em missão e fez relatos da importância do sacramento da confissão com orientações básicas, deixando a mensagem de buscar sempre esse sacramento que nos deixa leve diante das dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia. Citou também relato de uma pessoa que a instigou e a fez refletir, que as pessoas atuantes em igrejas devem exalar o odor de Deus, e nos deixou essa pergunta: Será que nós cristãos estamos exalando o odor de Deus?

Para finalizar, Pe. Bennelson da Silva Babosa-Psicólogo explanou sobre A Vivência da Misericórdia, em uma espiritualidade com a exposição do Santíssimo Sacramento e convidou os participantes a fazer a experiência pela penitência, para que recebam as misericórdias e sejam misericordiosos como o Pai pediu. Fez várias reflexões e deixou pistas para que todos busquem o conhecimento para a efetivação do aprendizado, e saberem lidar e buscar soluções para questões do cotidiano seja na comunidade, no trabalho ou na família.

O Santuário Santa Edwiges agradece a todos os palestrantes e aos participantes que vivenciaram conosco essa semana de estudos e fortalecimento de vida cristã.

Texto: Karina Oliveira e Valdeci Oliveira

Pág 09_Notícias_Semana de Espiritualidade (2)