Santuário Santa Edwiges

Estrada das Lágrimas, 910 - Sacamã - São Paulo, SP

Santuário Santa Edwiges realizou Semana de Formação Catequética

De 30 de janeiro a 03 de fevereiro, a comunidade paroquial Santa Edwiges esteve envolvida numa Semana de Formação Catequética. Os temas dos encontros foram baseados nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Os encontros foram divididos em cinco dias e, em cada dia, foi tratado um capítulo das diretrizes.

Segundo o padre Paulo Siebeneichler, pároco reitor do Santuário de Santa Edwiges, a Semana de Formação Catequética surgiu da necessidade e da continuidade do projeto de formação da comunidade paroquial. Anteriormente a paróquia possuia a Escola da Fé, que ficou saturada pela longevidade, mas também, segundo o padre Paulo, ocorreram mudanças  no perfil do público que freqüentava as formações que, no decorrer dos anos, perdeu sua disponibilidade com o aumento da demanda social, familiar e do trabalho, no entanto esse mesmo  povo ainda necessita e pede formações para sua caminhada cristã.

A expectativa era dar às pastorais elementos para o ano de 2012. E, como foi aberto ao público nas missas, esta formação acabou por superar o âmbito dos membros dos grupos e pastorais, indo ao encontro de pessoas que, ao aproximarem-se, abrem-se e vem integrar-se à comunidade.  O aspecto meramente formativo, tornou-se um ambiente vocacional de chamamento de outros para a vida comunitária e pastoral.

Ainda de acordo com padre Paulo, o maior e melhor fruto desta semana de formação foi a integração da comunidade. Seguindo a redação simples e pedagógica do documento 94 da CNBB, as pessoas tiveram a oportunidade de acessar, ler, ouvir o relato e testemunhar. Outro aspecto importante foi o de alinhar a comunidade nas orientações vindas da Assembléia das Igrejas do Estado de São Paulo, da Assembléia Arquidiocesana  de São Paulo, do Seminário Paróquia Comunidade de Comunidades e das Orientações do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP).

Durante as avaliações ocorreram  belos relatos da necessidade da conversão pessoal, da pastoral e dos que ainda não integrados a busca de estar integrando-se. Uma semana muitíssima abençoada em frutos, graças a abertura das pessoas e a colaboração dos formadores nas noites

Publicado originalmente em O São Paulo

Veja as fotos:

Google has deprecated the Picasa API. Please consider switching over to Google Photos