RETOMADA DAS ATIVIDADES E CELEBRAÇÕES

Retomada das atividades e celebrações a partir do Protocolo Sanitário do município de São Paulo, orientações da Arquidiocese de São Paulo e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — CNBB.

PARÓQUIA-SANTUÁRIO SANTA EDWIGES
Arquidiocese de São Paulo / Região Episcopal Ipiranga / Setor Anchieta

Horário de funcionamento durante este período
Atendimento na Secretaria Paroquial e do Bazar
Segunda a Sexta  – 09h até 12h    – 14h até 17h
Sábado – 08h até 12h – 14h até 17h

Horários de Missas
Segunda a Sexta – 15h e 19h30
Sábado – 17h
Domingo – 07h, 09h, 11h, 16h30 e 18h
10h – Comunidade N.Sra Aparecida (Heliopólis)

A.) ORIENTAÇÕES ANTES DAS MISSAS E DEMAIS CELEBRAÇÕES

1. Todos devem orientar-se pelos cartazes e indicadores instalados nas portas de acesso ao Santuário (escadaria central e portas laterais);
  2. Obedecer às demarcações estabelecidas de acesso e permanência no ambiente (bazar, secretaria,igreja);
  3. Adentrar ao ambiente físico da igreja trajado de máscara com seu devido uso (cobrir nariz e boca);
  4. Higienizar-se a partir dos totens e/ou frascos de álcool em gel disponibilizados em cada porta de entrada, bem como no bazar, secretaria e sacristia;
  5. Usar luvas descartáveis ao manusear qualquer tipo de objeto relativo ao culto (vasos sagrados, livros, cabos e microfones, mesas, etc…)
  6. Não utilizar nenhum subsídio de papel para a celebração (estão proibidos o uso de folhetos litúrgicos, folhas de cantos … você pode utilizar a sua “Liturgia Diária” pessoal, sem compartilhar com outros);
  7. Orientar a assembleia litúrgica, que chega para a celebração, a sentar-se nos bancos devidamente marcados, observando as distâncias demarcadas.

B.) ORIENTAÇÕES DURANTE AS MISSAS E DEMAIS CELEBRAÇÕES

1. As Equipes de Celebração serão compostas no seguinte modo:

AOS DOMINGOS:

— Presidente da Celebração

Três Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Dois Ministros da Palavra

Três cantores do Grupo de Cantos escalado

Um projetista do data-show

NOS DIAS DE SEMANA:

— Presidente da Celebração

Dois Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Dois Ministros da Palavra

ATENÇÃO: as missas do dia de semana são motivadas à participação das pessoas do grupo de risco. Claro que o critério continua válido à participação pelos meios de comunicação social (TV, Rádio, Internet e Redes Sociais) e à #fiqueemcasa

• As Celebrações da Eucaristia ocorrerão desta maneira:

45 min de duração

— Sino: o toque do sino indica o início da celebração, o próprio presidente instrui a assembleia ao Tempo Litúrgico que será celebrado.

Cantos: abertura, aclamação, ofertório e comunhão (uma estrofe e refrão)

— Procissão de abertura: da sacristia na semana e no corredor aos domingos

Ofertório: direto da credência

— Comunhão: uso do álcool em gel antes e depois de comungar

ORIENTAÇÃO PRÁTICA: a Capela do Santíssimo ficará fechada durante a missa para não ocorrer a aglomeração de pessoas, dado pois, que após comungarem, algumas pessoas se dirigem até ali para rezar.

CANTORES, MINISTROS DA PALAVRA E DA EUCARISTIA: deverão usar luvas e máscaras durante toda a celebração, sendo que a máscara só será tirada para a comunhão. Após a celebração as luvas deverão ser descartadas em saco individual que será disponibilizado.

PASTORAL DA ACOLHIDA: deverão usar luvas e máscaras durante toda a celebração, orientar a assembleia ao chegar e ao sair, observar se alguém da assembleia afrouxa o uso da máscara e orientar a usá-la corretamente, recolher as ofertas em dinheiro no fim da celebração, a partir de totens com as caixas de coletas.

PASTORAL DO DÍZIMO: Recolher a devolução do dízimo conforme o costume, porém, adequar-se a uma pessoa na mesa de auxílio e outra no balcão à entrada da igreja (ver a melhor forma).

C.) ORIENTAÇÕES DEPOIS DAS MISSAS E DEMAIS CELEBRAÇÕES

TODOS OS LÍDERES, EQUIPES DE LITURGIA, PASTORAL DA ACOLHIDA E GRUPOS DE CANTOS

Deverão colaborar na limpeza e desinfecção da igreja, que disponibilizará os seguintes materiais:

— vassouras, baldes, rodos, panos de chão e de limpeza de superfícies;

— desinfetantes, álcool em gel e borrifadores;

— luvas descartáveis e sacos plásticos simples para coleta e descarte de lixo;

Os fiéis devem ser orientados a deixar a igreja imediatamente ao término da celebração, evitando assim a aglomeração. Explique-se delicadamente o porquê na caridade e respeito.

D.) ORIENTAÇÕES PARA DEMAIS CELEBRAÇÕES

1. Batismos de crianças

— Somente participarão o pai, a mãe, a criança, o padrinho e a madrinha;

— A preparação dos pais e padrinhos será adequada em respeito dos cuidados;

— Serão celebrados 7 batizados por vez e/ou de acordo com a procura.

• Confissões

— No horário de atendimento do Santuário com marcação prévia na secretaria.

E.) REUNIÕES E/OU ENCONTROS DE GRUPOS

Seguindo o orientado pela CNBB as atividades pastorais nos espaços eclesiais como reuniões e demais iniciativas (catequese, grupo de oração, formações) sejam ainda realizadas pelos meios telemáticos, ou seja, as “lives”.

F.) DIAS 16 DE CADA MÊS

• As celebrações dos dias 16 serão compostas no seguinte modo:

7h (novena), 9h (missa e novena), 11h (novena),

13h (novena), 15h (missa e novena), 18h (novena) e 19h30 (novena)

ESQUEMA DA NOVENA (usar o livreto)

1.Introdução,

2.Ato penitencial,