Santuário Santa Edwiges

Estrada das Lágrimas, 910 - Sacomã - São Paulo, SP

Pastoral do Batismo

A função da nossa pastoral é conscientizar que no batismo, os padrinhos são responsáveis pela formação dos batizados, tendo como princípio a educação na fé, e na vivência familiar. O padrinho e a madrinha são vistos como pais espirituais, “ou seja” é assumir o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado. Em falta dos pais os padrinhos assumem a educação cristã do afilhado, tendo como referência o princípio cristão. Devemos constantemente dar testemunho da vida, sendo renovado em nós o objetivo cristão, e corajosamente dar testemunho do batismo.

Devemos lembrar que a água é um elemento fundamental do batismo, tendo o mesmo valor o gesto de derramar a água sobre o batizando, acompanhado das belíssimas palavras sacramentais proferidas pelo ministro. “Estas palavras são eu te batizo em nome do pai, do filho e do Espírito Santo”. O significado da água é sinal de vida, que purifica e liberta do pecado.

Vejamos bem que o simbolismo da água é de grande importância, e indispensável para que haja a realização do sacramento. A água nos recorda o sangue de Cristo que nos purifica do pecado; fonte e vida é sinal de vida nova, e nos possibilita a plenitude da graça e entrada na comunidade cristã.

Nos primórdios da Igreja, a pia batismal era uma piscina que ficava ao lado da Igreja, e o catecúmeno, se apresentava ao bispo entrava na piscina e ao sair era revestido de uma túnica branca símbolo da vida nova da graça. O batismo era realizado no Sábado Santo, vésperas da Páscoa da ressurreição. Ainda hoje é realizado no Sábado Santo a benção da água que servirá para os batizandos durante o ano.

Os temas trabalhados na formação de pais e padrinhos procura conscientizar e formar para o verdadeiro comprometimento que eles deverão assumir, diante da Igreja e de Deus.

1. Quem é Cristo;
  2. O que é o Batismo;
  3. Porque batizar;
  4. Os símbolos do Batismo;
  5. Quais são os tipos de batismo;
  6. A responsabilidade dos pais e padrinhos;
  7. Os Sacramentos;
  8. Comunidade;

Durante o encontro da formação nós falamos sobre todas as pastorais, e convidamos a participarem, colocando em prática as promessas do batismo e a importância de sermos sacerdotes profeta e rei, portanto o batismo significa “baptizen” palavra grega, que quer dizer ‘mergulhar “na água”.

Texto: Pe. João Andrade Dias

PREPARAÇÃO PARA O BATISMO – 2020

Inscrições: Na secretaria paroquial de segunda à sexta-feira das 8h às 19h

Documentação: Xerox: Certidão de Nasc. da criança, Xerox do RG dos pais, dos padrinhos, comprovante de
endereço dos pais e padrinhos, e certidão de batismo dos padrinhos.

Horário dos Batizados: às 16h Missa e em seguida será o Batizado – Sábado

Obs.: * Se possível não trazer crianças para os encontros.
* Crianças até os 6 anos de idade pode-se batizar normalmente, após esta idade, deverão esperar os 9
anos e batizar-se durante a catequese.
* Os padrinhos devem ser maiores de 16 anos.
*Os padrinhos devem ser batizados
* Se os pais e padrinhos forem de outra paróquia, deverão fazer a preparação na sua paróquia e trazer o
certificado e a transferência.
* Taxa para o Batismo será de R$ 80,00