Novena Anual de Santa Edwiges – Oitavo dia: Saber Lutar

Com o tema: “Saber lutar”, no oitavo dia da novena anual do nosso Santuário, aprendemos com nossa padroeira Santa Edwiges, que foi muito devota à cruz e Maria, é pela Cruz de Cristo, a força da oração e a confiança da Mãe, que podemos lutar e vencer os desafios que a vida nos apresenta. Saber lutar é conhecer as limitações como ser humano e confiar na força de Deus que vai além dos nossos pensamentos.

Aos poucos vamos aumentando a capacidade de fiéis na nossa igreja e podemos ver cada mês a presença de nossos devotos e paroquianos que recorrem à padroeira dos pobres e endividados os seus pedidos e agradecimentos.

Durante as 7 missas durante o dia, podemos ver na fé das pessoas a alegria de poder na Palavra e na Eucaristia, participar mais perto desse encontro com Jesus.

Tivemos a alegria de receber na missa das 19h30 a visita de dois padres da Diocese de Santo Amaro: Pe. Paulo Alexandre Saraiva, da Paróquia de Santa Edwiges (presidindo a missa) e Pe. Claudinei da Paróquia São João Batista, celebrando 11 anos de ordenação sacerdotal (concelebrante).

Pe. Paulo nos lembrou durante a homilia sobre o exemplo de Santa Edwiges, que sempre foi uma pessoa de oração, fazia muita caridade, pois estava cheia de Deus. Ela gostava tanto de rezar e estar nessa intensa contemplação da Cruz que uma freira da época, como se relata na história, que via Cristo se soltar da Cruz para abraçar Edwiges. Isso nos mostra esse exemplo de tamanha entrega a Deus, que fazia com que Deus quisesse abraçá-la. Mas essa contemplação deve ir além e devemos estar prontos para servir nossos irmãos e irmãs. A oração deve nos encorajar a agir, vendo a realidade do outro, através do exemplo do Crucificado.

Que possamos todos nós como Igreja, estar sempre atentos à nossa volta e acolher os irmãos mais necessitados com cuidado e carinho, assim como nossa amada padroeira fez. Sigamos seu exemplo e confiemos em sua intercessão.

Rafael Carvalho – Equipe PASCOM Santuário Santa Edwiges

Leave a Reply

Your email address will not be published.