Evangelho: Sábado da 12ª Semana do Tempo Comum
Santo: Santos Protomártires da Igreja de Roma

Para refletir: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis

Votos Perpétuos do Frei Edenilson

Primeiramente o que é essa tal de “Profissão Perpétua”?

Segundo a Constituição Dogmática Lumen Gentium nº44, pela profissão perpétua o religioso se consagra para sempre ao serviço de Deus e da Igreja, e ainda, diz também que a profissão perpétua é sinal da união indissolúvel de Cristo com a Igreja, sua Esposa. Portanto, no dia 22 de setembro de 2013, nosso querido Frei Edenilson, se consagrou para sempre ao serviço de Deus e da Igreja, na sua cidade natal, a simpática e bela: Dois Vizinhos no estado do Paraná.

Nossa família, a Congregação dos Oblatos de São José, se alegrou com mais este sim dado a Deus por este jovem e nele vê o seu carisma se estendendo e avançando na missão de tornar conhecido, amado e vivido os ensinamentos de Nosso Senhor. Participaram desta celebração muitos leigos josefinos de nossa província brasileira, dentre estes estavam os nossos queridos amigos do Santuário Santa Edwiges, ao todo 10 pessoas representaram nossa paróquia na cidade de Dois Vizinhos.

A celebração foi precedida de uma bonita acolhida dos habitantes daquela cidade, na Capela Nossa Senhora Aparecida e São José, que nos acolheram nas portas da Igreja com cantos e palmas, um povo simples e fervoroso, que mostrava no olhar a alegria de ver um filho seu se consagrando a Deus. Emocionante ver isso nos leigos!

A celebração foi presidida pelo Vice Provincial Pe. Mauro Negro, na paróquia Santo Antonio, uma missa que contou com a participação de vários religiosos e formandos da congregação. Foi tudo muito simples, mas muito profundo digno de um filho de São José. Após a profissão, comemoramos com seus familiares e amigos nos nutrindo de um coquetel, afinal era preciso fazer festa, mais um jovem se consagra á Deus!

O que ficou em nossos corações desta profissão? Ficou a alegria de testemunhar que sim, ainda existem pessoas que desejam se consagrar a Deus por toda a vida. Irmãos rezemos por este oblato, Frei Edenilson, e também por todos os oblatos e oblatas de São José para que sejam fiéis ao seu chamado e para que Deus continue a chamar tantos outros para a vocação religiosa e para a Igreja.

Frei Rafael Lima, osj.