Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa

Para refletir: “Quando fores orar, começa perdoando!”Santo Agostinho
  • Uma foto no Flickr

Tarde vocacional e um mês inteiro dedicado às vocações

Agosto é o mês vocacional e a cada domingo a celebração litúrgica é dedicada a uma vocação específica. No primeiro, celebra-se o sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio junto à semana da Família; no terceiro, a vida religiosa e no quarto, a vocação dos Leigos.

Para melhor viver e celebrar esse mês tão especial, no dia 19 de agosto, cerca de duzentas crianças e adolescentes se reuniram para uma tarde de reflexão e oração pelas vocações e os ministérios, de forma a suplicar a Deus homens e mulheres que sejam verdadeiros pastores e estejam dispostos a trabalhar pelo Reino.

Iniciamos a Tarde Vocacional com o encontro de todas as crianças na igreja para separação dos grupos, dinâmicas com a Irmã Sônia e Frei Edson e algumas orientações do pároco, em seguida foram encaminhadas para as oficinas.

Na oficina para falar sobre a Vocação Sacerdotal estava o padre Nelson, que contou um pouco de sua vida, quando sentiu o desejo de servir a Deus através do sacerdócio e como foram os anos até hoje. Convidou as crianças a pensarem qual o melhor caminho para seguir desde já, para que Deus vá iluminando suas vidas e quando chegar a hora de escolher saibam o melhor caminho a seguir e que a vontade de Deus se cumpra em sua vida.

A Vocação Matrimonial ficou por conta do casal Manoel e Thiana, eles enfatizaram que sem união e sem perdão a família não resiste. Precisamos estar abertos a perdoar as pessoas próximas a nós, porque não são perfeitas, muitas vezes erram tentando acertar. Ao final, ouviu-se a música “Tua Família – Anjos de Resgate” abraçados e finalizou rezando pelas famílias.

A Vocação Religiosa foi apresentada pelo Frei Victor, Irmão Ismael e as Irmãs Angelinas Franciscanas, Sonia e Rosane. O Irmão Ismael apresentou a sandália da Vocação. Algumas crianças a calçaram representando todas as vocações e caminharam até a Palavra de Deus, onde ele explicou que independente da vocação que escolhermos, todas nos levam para Deus se a vivermos do jeito certo. Depois cada um falou da sua vida como consagrado.

A equipe do SAV ficou responsável pela Vocação Leiga e iniciou o encontro com uma animação e dinâmica onde as crianças montaram as partes do corpo de um boneco. Em seguida, perguntaram quais pastorais conheciam na igreja e foram colocando os nomes em cada parte do boneco. Ao fim, explicaram que Jesus é a cabeça e nós somos os membros do corpo. Ele precisa de nós para a missão de ser igreja. Nenhuma pastoral é mais importante do que a outra, todas são importantes para que o Reino de Deus aconteça.

Para finalizar, todos se reuniram no Salão São José Marello para agradecimentos, oração final e confraternização.