Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa

Para refletir: “O Santo Rosário é a arma daqueles que querem vencer todas as batalhas”. Padre Pio
  • Uma foto no Flickr

Semana Nacional da Família

Em comunhão com a Igreja do Brasil, o Santuário Santa Edwiges realizou do dia 13 á 19 de agosto a Semana Nacional da Família. Com o tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”, as famílias da comunidade paroquial fizeram um caminho orante e de reflexão recuperando o valor do convívio familiar que nos educa para “um convívio universal, do amor de Deus pelo mundo”, como nos ensina o Santo Padre Francisco.

Completamos um ano, em abril, que Papa Francisco publicou a Exortação Amoris Laetitia. Ali o Santo Padre exorta “que o Evangelho da Família deveria ser a melhor e mais alegre notícia a ser difundida no mundo de hoje”, como nos lembra Dom João Bosco, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

A Semana Nacional da Família em nosso Santuário vivenciou dias de aprofundamento na importância das famílias serem “escolas de comunhão”, onde se vive o amor, perdão, paciência, ideal comum, vida de oração e educação dos filhos para a generosidade, na busca fraterna da Igreja de bem viver.

O casal Nonô e Benê, da Comunidade de Aliança Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria refletiram e testemunharam sobre o valor incomensurável do “Perdão na Família”. A Irmã Vanderlane Araujo, religiosa Paulina e responsável pela Revista Família Cristã, nos auxiliou na reflexão acerca da importância da família para ajudar na caminhada social com o tema “Família, promotora da misericórdia na sociedade”.

No dia 16 recorremos à intercessão de nossa padroeira Santa Edwiges por todas as famílias da comunidade paroquial e dos devotos. Ela que foi mãe, educou os filhos e esposo na fé, e ainda se desdobrava no cuidado com os peregrinos e empobrecidos. Além disso, rezamos com a presença de Jesus Eucarístico por todas as famílias da nação para que superem os desafios que se lhe impõem dia a dia, ainda mais num tempo de tantas crises e mudanças. Nesta Semana, não apenas refletimos, mas também celebramos o Perdão como forma de reconciliarmos com Deus e seu projeto autêntico para as nossas famílias. Para encerrar, junto com o Grupo de Oração Nossa Senhora de Fátima-RCC, a comunidade rezou o rosário, pedindo a intercessão de Maria Santíssima, e celebrou a Eucaristia agradecendo ao Senhor por ser a grande Família Divina que nos mostra a Comunhão.

Assim, é visível que a Nossa Igreja tem nos impulsionado para que percebamos a importância das ações dos cristãos, leigos e leigas na sociedade, dando um sabor diferente em nossas realidades e ainda iluminando a vida de nosso mundo com a luz que vem do próprio Senhor. Que a Sagrada Família de Nazaré, nos sejam modelo de lar de justiça, fraternidade e paz.

Ir. Ismael G. Frare, osj