Evangelho: Confira as leituras da Liturgia da Palavra e a reflexão do dia
Santo: Conheça a história de fé do Santo celebrado pela Igreja

Para refletir: “O homem deve ter a alma pura como um espelho. Quando a ferrugem no espelho, o homem não pode ver nele seu rosto;assim também, quando há pecado no homem, este não pode ver a Deus!” São Teófilo

SANTUÁRIO SANTA EDWIGES REALIZA MAIS UMA SEMANA DE ESPIRITUALIDADE

O Santuário Santa Edwiges, localizado no Sacomã, setor Anchieta, da Região Episcopal Ipiranga, realizou sua 7ª Semana de Espiritualidade entre os dias 23 e 27 de julho. Com ênfase na dimensão pastoral dos leigos e leigas na Igreja, a semana de espiritualidade foi dinamizada por vários temas que tratam os leigos e leigas como principais agentes e promotores da Fé.

O bispo auxiliar de São Paulo, Dom José Roberto F. Palau, da Região Ipiranga, foi quem abriu a primeira noite com o tema do Ano do Laicato, indicando em sua fala que a meta da espiritualidade é alcançar a santidade, pois, todos os batizados são chamados à santidade, vivendo a graça batismal, conscientes de serem membros da Igreja de Cristo, participantes ativos da comunidade, evangelizando a juventude e exercendo sempre a caridade.

Pe. Pedro Luiz, vigário paroquial da Paróquia Imaculada Conceição no Ipiranga, por duas noites seguidas refletiu com a comunidade de Santa Edwiges sobre a Exortação Apostólica Gaudium et Exsultate do Papa Francisco, sobre a santidade no mundo atual percorrendo cada capítulo da exortação e sua abordagem de fácil entendimento e aplicação na vida dos cristãos católicos.

Já o padre josefino, Bennelson Barbosa, na quarta noite da semana, refletiu sobre uma espiritualidade leiga particular: os Leigos Oblatos de São José, que juntamente com os padres que dirigem pastoralmente o Santuário Santa Edwiges, deles comungam da missão e carisma josefinos, que é cuidar dos interesses de Jesus na imitação de São José.

O professor leigo Gilberto José Chimenti na ultima noite realizou uma Lectio Divina dirigida com a comunidade paroquial, que num contato dinâmico e direto com a Palavra Deus pode experimentar os passos e método da oração com a bíblia, procurando colocar no dia a dia de suas vidas esta dimensão de oração tão importante na vida da Igreja.

MARTINHO VAGNER

martovagner@yahoo.com.br