Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira de toda a América

Para refletir: “Ocupemos o último lugar. Ninguém brigará convosco por causa dele!” Santa Terezinha
  • Uma foto no Flickr

Terço dos Homens

O Terço dos Homens em nosso santuário é uma pastoral nova que pretende conquistar e valorizar o religioso dos homens, através da descoberta de sua natureza como ser filial, dependente de Deus, para poder melhor desempenhar sua paternidade e a sua vida cristã.

Através da oração comunitária, o homem desenvolve uma devoção que o leva a reconquistar o seu lugar de pastor e sacerdote, a exemplo de Cristo. Aprendendo a rezar e levando sua família também à oração.

Esta iniciativa em nosso santuário, apresenta-se, sem dúvida, como uma resposta à problemática pessoal, social e comunitária dos dias de hoje, onde o homem, de modo geral, é um ser presente em todas as atividades, mas ausente no seio da Igreja. Nesse pensamento, nosso querido Pe Paulo juntamente com nossos irmãos Clarindo e Hélio buscaram e encontraram uma forma de trazer os homens de volta as fileiras da Igreja.

Alem da oração pessoal, o Terço dos Homens quer atingir toda a família. Esperamos que as esposas, que por norma está mais sintonizada com o sentido religioso, deve ser o elemento chave empurrando suavemente o marido e os filhos a também meditarem o Terço e se possível em suas casas e no mesmo horário.

Mas, por que só os Homens?

É bom que os homens possam vivenciar um ambiente sadio entre seus iguais. É importante poder fortalecer seus vínculos pela amizade sincera e pelos interesses comuns; discutir questões cotidianas como trabalho, saúde, família, educação dos filhos, etc., e também as de um sentimento de segurança, de participação e de verdade. Ao encontrar-se mais fortalecido, o homem poderá com mais propriedade e segurança, cumprir sua missão cristã.

Felizmente aqui no Santuário de Santa Edwiges, as devoções e procissões religiosas tem marcada a presença masculina em grande número.

O fato de estarmos rezando apenas entre homens nos resgata o sentido de dependência do Pai, que não é só pessoal, mas que percebemos ser uma necessidade de todos os nossos irmãos. Assim, nos fortalecemos em nossa masculinidade, porque resgatamos o sentido de FILHOS, tornamo-nos milagrosamente transparentes do Pai entre nós.

Por isso, a importância de um espaço dentro da Igreja para uma devoção masculina. O Terço dos Homens resgata a vivência social, integrada e vinculada, como resposta ao isolamento, ao egoísmo, ao enfraquecimento dos valores morais, e principalmente por ser uma oração bíblica leva à reconquista do próprio homem e ainda por ser uma oração Mariana, propicia aos homens uma auto-educação que só ELA pode dar.

Hoje nosso grupo do Terço dos Homens conta com a participação de aproximadamente 50 pessoas que se encontram toda quarta-feira às 20h para juntos louvarmos a Deus através de nossa Mãe Maria.

Marcos Mendes

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: