Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira de toda a América

Para refletir: “Jamais se perdeu, quem confiou em Deus!” Santo Afonso de Ligório
  • Uma foto no Flickr

Pastoral de Catequese da Crisma

O que o Sacramento da Crisma ou Confirmação?

“Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Isso significa que somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça”.

A educação na fé é tarefa de todos os pais cristãos, a catequese oferecida pela pastoral deve ser um complemento e uma forma de envolver cada vez mais a criança, o adolescente e o jovem na vida da comunidade paroquial.

A pastoral da Crisma em nossa Paróquia-Santuário, pretende ser mais que uma preparação do adolescente e jovem para a recepção do Sacramento, o que em si é uma grande obra de amor. Porém, todos nossos catequistas são jovens engajados na comunidade e empenhados pela evangelização de outros jovens.

A Pastoral da Crisma, se fundamentada no sacramento que confirma a fé do cristão, trabalha na formação de jovens adolescentes e até adultos, e tem como prioridade evangelizá-los, atuando através da palavra de Deus e formações catequéticas voltadas para a necessidade eclesiástica e cotidiana da juventude, visto que há uma necessidade de inclusão da mesma na vida de Igreja e a Crisma muitas vezes se torna a porta para esta vida.

A catequese de crisma termina por fim influenciando na vida desses jovens, na sua família e em seu meio (escola, cursos), já que na idade em que eles se encontram há um discernimento melhor dos ensinamentos, e o que lhes é passado servirá nas diversas dimensões de sua vida, e eles poderão passar estes ensinamentos para os outros.

O objetivo principal de nossa pastoral é catequizar os jovens e ministrar os ensinamentos da igreja, visando preparar os jovens para receber um dos três sacramentos da iniciação cristã que são: Batismo, Primeira Eucaristia e a Confirmação do Batismo que é o Sacramento da Crisma.

Além de preparar para receber o sacramento da Confirmação do Batismo, a Pastoral da Crisma também tem a finalidade de mostrar ao jovem catequizando, outras opções de trabalho pastoral.

São apresentadas a eles outras áreas de trabalho dentro da própria Igreja, tais como: Infância Missionária, Coroinhas, AJUNAI (Adolescentes) e outras áreas e pastorais da qual o jovem possa estar atuando ativamente e passando às pessoas àquilo que lhe foi apresentado durante a sua caminhada catequética.

Vemos a nossa Pastoral com muita importância, pois a catequese é uma das principais formas de atrair os jovens para a igreja. Além disso visa resgatar e inserir o jovem na dimensão missionária do Batismo, visto que muitas vezes o jovem se distancia da Igreja por vários motivos.

A catequese vem mostrar as oportunidades existentes dentro da Igreja e passar a estes jovens a Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, resgatando-os e encaminhando-os para a vida na fé cristã católica.

Além da formação catequética semanal de nossos jovens, são realizados encontros grandes como o DDA (Dia Da Amizade), DDD (Dia De Deserto), DDC (Dia Do Compromisso), formações e orações mensais para catequistas, integração com a Pastoral dos jovens (encontros, acampamentos) e projetos juntos ao COPAJU (Comissão Pastoral Juvenil) como a grande Mostra de Dança.

Os encontros acontecem nas dependências da OSSE, todos os sábados às 17h30 ou nos Domingos às 9h.

Texto: Alessandra. Colaboração: Marcelo Ocanha

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: