Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira de toda a América

Para refletir: “Deus nos achou dignos de confiar-nos o Evangelho, e falamos não para agradar os homens, mas sim a Deus, que perscruta nosso coração!” São Paulo
  • Uma foto no Flickr

Pastoral da Família

CALENDÁRIO 2012

09 de março – A situação de nossas famílias (Mt 18,19-20)

13 de abril – Família, projeto e imagem de Deus (Gn 1, 26-31; 2,018-24)

11 de maio – O Sacramento do Matrimônio (Mt 19, 3-9)

13 de julho – A Evangelização da Família (Mc 16, 15-16; Mt 28, 16-20)

10 de agosto – Confraternização – ECC  (Evangelho do Dia)

14 de setembro – A Pastoral Familiar como serviço à evangelização (Jo 10, 14-15)

09 de novembro – Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia (Lc 11, 9-13)

14 de dezembro – Confraternização pelo ano

A Pastoral Familiar no Brasil, enquanto trabalho planejado e organizado, estruturou-se a partir de meados da década de 1990. Nesse curto e turbulento período refletiu-se muito sobre a realidade familiar e seu papel intransferível de sujeito e agente sociotransformador. Essa reflexão resultou em inúmeras iniciativas em prol da família.

Existem práticas pastorais muito diversificadas, não só no âmbito das dioceses, mas também das paróquias, movimentos e demais organizações familiares.

Em sintonia com toda a Igreja, buscamos dinamizar uma Pastoral Familiar que brota do coração amoroso de Deus, que acolhe a todos e com amor orienta. Essa Pastoral já possui certa estruturação e caminhada.

Motivada, sobretudo, pelo Papa João Paulo 2º, a Igreja no Brasil olha com renovada esperança para a família. Primeira escola das virtudes humanas, sociais e cristãs, ela é como laboratório do amor, portal da fé, lugar privilegiado para despertar, viver e fazer crescer as vocações e os carismas. (DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR – CNBB).

Na Paróquia Santuário Santa Edwiges já possuímos: Curso de noivos (geralmente nos meses de junho e dezembro), Cerimônias matrimoniais (todos sábados), Casamento Comunitário (setembro), ECC: Encontro de Casais com Cristo (agosto), Semana da Família (agosto), Palestras, Aconselhamento, Defesa a vida, Testemunho de vida e Evangelização familiar (mensalmente). A Pastoral é coordenada pelos casais Angelo e Rose, Giba e Rose, Doni e Iara

O Documento de Santo Domingos fala da prioridade e centralidade da Pastoral Familiar na igreja diocesana (nº 222). O Papa João Paulo 2º assim falou aos Bispos do Brasil: Em cada diocese vasta ou pequena, rica ou pobre, dotada ou não de clero. O Bispo estará agindo com sabedoria pastoral, estará fazendo investimento altamente compensador, estará construindo em médio prazo, a sua igreja particular à medida que de o máximo a uma Pastoral Familiar efetiva.

A exemplo da Família de Nazaré, acreditamos em um mundo mais justo e fraterno, colocando a união das famílias em primeiro lugar.

Faça parte da nossa pastoral. Informações na secretaria paroquial.

Diácono  Marcelo Ocanha, OSJ – Colaboração: Mira

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: