Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira de toda a América

Para refletir: “A prova do nosso amor a Deus está na obediência a suas advertências, na submissão a seus mandamentos, na confiança em suas promessas!” Santo Hilário
  • Uma foto no Flickr

Grupo Luar de Prata (Terceira Idade)

A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.

A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da terceira idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. Em países classificados como em desenvolvimento, por exemplo, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, somente após alcançar 75 anos a pessoa é considerada de terceira idade.

Na verdade, não existe um consenso com relação à fronteira que limita a fase pré e pós velhice, nem tão pouco, quais são os indícios mais comuns da chegada nesta fase. Dados do IBGE demonstram que entre os anos de 1995 e 1999, no Brasil, o número de pessoas com mais de 60 anos cresceu em 14,5%.

Isso é um dado a ser considerado em nossa sociedade, mas também nas nossas comunidades de fé e vida. Pois muitas são as atividades de acolhida à pessoa idosa sem jamais desmerece-la. Ao contrário, todas as pessoas, independente da idade tem o seu lugar na Igreja.

É importante que o idoso seja respeitado como ser humano que é, com todas as limitações inerentes a sua idade!

Se já não possui a vitalidade da juventude, por outro lado, tem o conhecimento adquirido através das experiências ao longo de toda uma vida. A partilha desses conhecimentos com as novas gerações proporciona ao idoso a possibilidade de manter-se integrado à sociedade.

Esta integração é de suma importância para o idoso, uma vez que um de seus maiores prazeres consiste em relatar fatos acontecidos em sua vida e perceber que as pessoas que o cercam dão-lhe a atenção devida.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio de muitas atividades.

Embora o grupo Luar de Prata não seja exatamente um grupo de Pastoral de Idoso, seus membros, em boa parte são participantes da comunidade Santa Edwiges, inclusive atuantes no Apostolado da Oração.

São em torno de 40 senhoras (a mais nova com 61 anos e a mais vovozinha com 90) que se reúnem todas as terças-feiras à tarde nas dependências da Paróquia Santuário Santa Edwiges para as atividades diversas como: bingo, gincana, ginástica, artesanato, passeio e muito mais.

O grupo já existe há 13 anos e o grande incentivador foi o Pe. Miguel Piscopo, ex-pároco de Santa Edwiges que fez questão da existência do grupo. O convite para a participação é a partir dos 50 anos.

Diácono Marcelo Ocanha

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: