Catequese de Adultos

Apesar do Diretório Geral da Catequese de 1997 afirmar  que “a Catequese de Adultos é uma forma privilegiada de catequese” a Igreja parece continuar a apostar na catequese da infância e da adolescência.

Contudo, o número crescente de catecúmenos adultos e de cristãos que voltam à Igreja, após alguns anos de afastamento, o acompanhamento pedido pelos pais das crianças da catequese e o número também crescente de adultos que retomam a vida de  sacramentos,  devem fazer-nos interrogar sobre a importância e os meios que a comunidade paroquial deve pôr ao serviço desta missão de evangelizar os adultos.

Numa sociedade fortemente marcada pela secularização e o individualismo, o adulto procura cada vez menos as religiões instituídas para esclarecer as suas questões vitais e fazer as suas opções.

Acontece, porém, que muitas pessoas afirmam que a sua fé em Jesus Cristo confere à existência humana  densidade e  plenitude. O cristianismo, pois, não está antiquado nem obsoleto. Contanto que seja proposto como uma força verdadeira para viver hoje.

Existem paróquias com uma longa tradição de formação de adultos na fé, que se deve  ao espírito evangelizador e sentido pastoral dos seus pastores.

Nos anos 70 e 80 foram lançados grupos catecumenais  que funcionaram ao longo de muitos anos. Apesar de não se ter conseguido criar uma comunidade como a que fora idealizada, muitas pessoas passaram por esses grupos e encontraram sentido para as suas vidas.

Descobriram Jesus Cristo e aceitaram- no como Senhor. Iniciaram-se na oração pessoal e comunitária. Aprenderam a  partilha da oração, dos bens, do tempo. Muitos dedicaram-se a  anunciar Jesus e o Evangelho, a dar um novo rosto à Igreja, formando novos grupos não só dentro da nossa Paróquia como fora dela, acolhendo catecúmenos e preparando-os para o Batismo.

Depois, como é natural, os grupos foram envelhecendo e não se renovaram. Surgiram dificuldades. Muitos esmoreceram. Outros, porque não viram os seus sonhos realizados “tal e qual”, afastaram-se. Um pequeno número permaneceu ao serviço da Igreja nesta comunidade concreta, disposto a fazer o “possível”  da melhor forma.

Na Paróquia-Santuário Santa Edwiges a Catequese com Adultos é uma oportunidade que acolhe maiores de 18 anos, a receberem os Sacramentos do Batismo, da Eucaristia e do Crisma.

Os encontros acontecem com temas diversos onde se leva o adulto a ter um encontro com o Mestre Jesus. Vários catequizandos adultos já passaram pela Pastoral e tiveram uma experiência nova, e se perguntam “Por quê deixei pra depois algo tão maravilhoso!?” Também participam adultos que já receberam os sacramentos, mas querem participar novamente ajudando na Pastoral ou simplesmente participando dos encontros dando seu testemunho.

Diácono Marcelo Ocanha

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: