Liturgia diária
Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira de toda a América

Para refletir: “Também eu me esforço por agradar em tudo a todos, buscando não o que é vantajoso, mas o maior número de pessoas, a fim de que sejam salvas!” São Paulo
Jornal
Galeria de Fotos
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr

Pastoral do Batismo

A função da nossa pastoral é conscientizar que no batismo, os padrinhos são responsáveis pela formação dos batizados, tendo como princípio a educação na fé, e na vivência familiar. O padrinho e a madrinha são vistos como pais espirituais, “ou seja” é assumir o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado. Em falta dos pais os padrinhos assumem a educação cristã do afilhado, tendo como referência o princípio cristão. Devemos constantemente dar testemunho da vida, sendo renovado em nós o objetivo cristão, e corajosamente dar testemunho do batismo.

Devemos lembrar que a água é um elemento fundamental do batismo, tendo o mesmo valor o gesto de derramar a água sobre o batizando, acompanhado das belíssimas palavras sacramentais proferidas pelo ministro. “Estas palavras são eu te batizo em nome do pai, do filho e do Espírito Santo”. O significado da água é sinal de vida, que purifica e liberta do pecado.

Vejamos bem que o simbolismo da água é de grande importância, e indispensável para que haja a realização do sacramento. A água nos recorda o sangue de Cristo que nos purifica do pecado; fonte e vida é sinal de vida nova, e nos possibilita a plenitude da graça e entrada na comunidade cristã.

Nos primórdios da Igreja, a pia batismal era uma piscina que ficava ao lado da Igreja, e o catecúmeno, se apresentava ao bispo entrava na piscina e ao sair era revestido de uma túnica branca símbolo da vida nova da graça. O batismo era realizado no Sábado Santo, vésperas da Páscoa da ressurreição. Ainda hoje é realizado no Sábado Santo a benção da água que servirá para os batizandos durante o ano.

Os temas trabalhados na formação de pais e padrinhos procura conscientizar e formar para o verdadeiro comprometimento que eles deverão assumir, diante da Igreja e de Deus.

  1. Quem é Cristo;
  2. O que é o Batismo;
  3. Porque batizar;
  4. Os símbolos do Batismo;
  5. Quais são os tipos de batismo;
  6. A responsabilidade dos pais e padrinhos;
  7. Os Sacramentos;
  8. Comunidade;

Durante o encontro da formação nós falamos sobre todas as pastorais, e convidamos a participarem, colocando em prática as promessas do batismo e a importância de sermos sacerdotes profeta e rei, portanto o batismo significa “baptizen” palavra grega, que quer dizer ‘mergulhar “na água”.

Texto: Pe. João Andrade Dias


PREPARAÇÃO PARA O BATISMO – 2016

27 de Fevereiro
23 de Abril
28 de Maio
25 de Junho
30 de Julho
27 de Agosto
24 de Setembro
29 de Outubro
26 de Novembro
17 de Dezembro

Horário da preparação: das 17h30 às 21 horas.

Batizados:

28 de Fevereiro
24de Abril
29 de Maio
26 de Junho
31 de Julho
28 de Agosto
25 de Setembro
30 de Outubro
27 de Novembro
18 de Dezembro

Horário dos Batizados: às 16 h

Inscrições:

1º, 2º e 3º Sábado de cada mês, das 14h às 16h.
No mês de dezembro as inscrições serão somente no 1º e 2ºsábado.

Documentação: Certidão de Nascimento da criança, xerox do RG dos padrinhos e endereço completo.

Obs.:
* Se possível não trazer crianças para os encontros.
* Crianças maiores de 7 anos deverão esperar os 9 anos e batizar-se durante a catequese.
* Os padrinhos devem ser maiores de 16 anos.
* Se os pais e padrinhos forem de outra paróquia, deverão fazer a preparação na sua paróquia e   trazer o certificado e a transferência.
*A Celebração do Batismo é gratuita (cada um oferece o que puder no dia do Batismo).

Compartilhe e evangelize:

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: