Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira de toda a América

Para refletir: “Também eu me esforço por agradar em tudo a todos, buscando não o que é vantajoso, mas o maior número de pessoas, a fim de que sejam salvas!” São Paulo
  • Uma foto no Flickr

Pastoral do Batismo

A função da nossa pastoral é conscientizar que no batismo, os padrinhos são responsáveis pela formação dos batizados, tendo como princípio a educação na fé, e na vivência familiar. O padrinho e a madrinha são vistos como pais espirituais, “ou seja” é assumir o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado. Em falta dos pais os padrinhos assumem a educação cristã do afilhado, tendo como referência o princípio cristão. Devemos constantemente dar testemunho da vida, sendo renovado em nós o objetivo cristão, e corajosamente dar testemunho do batismo.

Devemos lembrar que a água é um elemento fundamental do batismo, tendo o mesmo valor o gesto de derramar a água sobre o batizando, acompanhado das belíssimas palavras sacramentais proferidas pelo ministro. “Estas palavras são eu te batizo em nome do pai, do filho e do Espírito Santo”. O significado da água é sinal de vida, que purifica e liberta do pecado.

Vejamos bem que o simbolismo da água é de grande importância, e indispensável para que haja a realização do sacramento. A água nos recorda o sangue de Cristo que nos purifica do pecado; fonte e vida é sinal de vida nova, e nos possibilita a plenitude da graça e entrada na comunidade cristã.

Nos primórdios da Igreja, a pia batismal era uma piscina que ficava ao lado da Igreja, e o catecúmeno, se apresentava ao bispo entrava na piscina e ao sair era revestido de uma túnica branca símbolo da vida nova da graça. O batismo era realizado no Sábado Santo, vésperas da Páscoa da ressurreição. Ainda hoje é realizado no Sábado Santo a benção da água que servirá para os batizandos durante o ano.

Os temas trabalhados na formação de pais e padrinhos procura conscientizar e formar para o verdadeiro comprometimento que eles deverão assumir, diante da Igreja e de Deus.

1. Quem é Cristo;
  2. O que é o Batismo;
  3. Porque batizar;
  4. Os símbolos do Batismo;
  5. Quais são os tipos de batismo;
  6. A responsabilidade dos pais e padrinhos;
  7. Os Sacramentos;
  8. Comunidade;

Durante o encontro da formação nós falamos sobre todas as pastorais, e convidamos a participarem, colocando em prática as promessas do batismo e a importância de sermos sacerdotes profeta e rei, portanto o batismo significa “baptizen” palavra grega, que quer dizer ‘mergulhar “na água”.

Texto: Pe. João Andrade Dias

PREPARAÇÃO PARA O BATISMO – 2016

27 de Fevereiro
28 de Maio
25 de Junho
30 de Julho
27 de Agosto
24 de Setembro
29 de Outubro

Horário da preparação: das 17h30 às 21 horas.

Batizados:

28 de Fevereiro
24de Abril
29 de Maio
26 de Junho
31 de Julho
28 de Agosto
25 de Setembro
30 de Outubro

Horário dos Batizados: às 16 h

Inscrições:

1º, 2º e 3º Sábado de cada mês, das 14h às 16h.
No mês de dezembro as inscrições serão somente no 1º e 2ºsábado.

Documentação: Certidão de Nascimento da criança, xerox do RG dos padrinhos e endereço completo.

Obs.:
* Se possível não trazer crianças para os encontros.
* Crianças maiores de 7 anos deverão esperar os 9 anos e batizar-se durante a catequese.
* Os padrinhos devem ser maiores de 16 anos.
* Se os pais e padrinhos forem de outra paróquia, deverão fazer a preparação na sua paróquia e   trazer o certificado e a transferência.
*A Celebração do Batismo é gratuita (cada um oferece o que puder no dia do Batismo).

Conheça outras pastorais e movimentos de nossa comunidade: