Evangelho: Nossa Senhora de Guadalupe . Festa
Santo: Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira de toda a América

Para refletir: “Não encontro mais prazer no alimento corruptível nem nos gozos desta vida, o que desejo é o pão de Deus, este pão que é a carne de Cristo e, por bebida, quero seu sangue, que é o amor incorruptível”. Santo Inácio de Antioquia
  • Uma foto no Flickr

II Liga Marelliana

O torneio intitulado “Liga Marelliana” surgiu como projeto em comemoração ao Dia do Jovem Josefino e, este ano aconteceu nas dependências da Paróquia Bom Jesus do Portão e do Colégio Bagozzi nos dias 12 e 13 de setembro. Curitiba foi aquecida pelo calor juvenil das diversas cidades presentes (Londrina, Apucarana, São Paulo, Ourinhos, Três Barras do Paraná, Cascavel e Curitiba) no torneio mais esperado pelos nossos jovens josefinos. Participaram desta edição mais 750 jovens diretamente sem falar das pessoas envolvidas no trabalho e na participação dos jovens, principalmente no domingo quando ocorreram as finais dos jogos.

Os jovens de Curitiba falavam durante a preparação que o leite iria ferver em Curitiba, dito e feito. Foi uma experiência de Deus ver tantos jovens e adolescentes reunidos para celebrar o carisma oblato, agradecendo a Deus por São José Marello pela fundação da Congregação.

A missa de início foi um marco. Neste momento percebemos o tanto que a juventude gosta da presença dos oblatos. Na apresentação dos religiosos e religiosas, percebemos o carinho e o respeito por esses homens e mulheres que se colocaram a caminho com os jovens no seguimento de Jesus Cristo. Não podemos esquecer que a missa foi celebrada em honra a N.Sra da Dores, padroeira das vocações e da juventude oblata. Pe. Ailton, Provincial dos Oblatos de São José no Brasil, presidiu a celebração e convidou a juventude a participar com compaixão dos sofrimentos de Jesus assim como fez Maria aos pés da cruz e da vida.

Ao término da missa, a juventude Josefina saiu em marca acompanhada pela guarda municipal de Curitiba rumo ao Ginásio de Esporte do Bagozzi para abertura oficial. Durante a caminhada, muitos moradores das casas abriram suas portas e janelas para conferir a alegria dos jovens. Aqui percebemos como é profunda a presença dos jovens. Eles realmente transmitem uma luz que contagiam.

No ginásio houve a cerimônia de abertura preparada pela juventude da Paróquia do Portão de Curitiba e do Santuário de Santa Edwiges de São Paulo. Teve entrada das bandeiras dos times, torcidas e a tocha olímpica trazida por dois jovens. Para iniciar os jogos foram convidados professores do colégio Bagozzi e alguns religiosos que jogaram proporcionando a alegria e descontração da juventude.

Pela tarde, os jogos aconteceram dentro das dependências do colégio Bagozzi que montou uma boa estrutura para acolher os jovens atletas. A noite houve uma grande confraternização reunindo os diversos talentos da juventude Josefina que cantou e encantou. No domingo cedo houve os jogos finais e pela tarde o encerramento da II Liga Marelliana.

Quero agradecer a todos pelo empenho e dedicação, principalmente aos nossos assessores religiosos e leigos, bem como os leigos da Paróquia do Portão e os colaboradores do Colégio Bagozzi que demonstraram muito empenho e profissionalismo ao servir a juventude. Eu não tenho palavras para agradecer pelo belo trabalho desenvolvido na hospedagem (pela equipe de acolhida), pela equipe de alimentação e estrutura do evento.

Agradecer também o apoio da Pastoral Missionária que sempre vem nos apoiando e ajudando materialmente e também com a presença. Agradeço a todas nossas paróquias que ajudaram na arrecadação de alimentos, aos nossos padres em Curitiba: Pe. Antonio Neto, pároco da Paróquia do Portão, pela disposição, envolvimento e empenho. Pe. Joãozinho pela abertura do Colégio Bagozzi juntamente com todos os seus colaboradores. Pe. José Neto e toda sua equipe de pastoral educacional que sem duvida foi à grande força para movimentar a II Liga Marelliana.

Eu não posso esquecer a equipe do Centro Juvenil Vocacional na pessoa do Frei Creone e do Jovem Voluntário Hugo que conduziram muito bem a parte da secretaria do evento. Que Deus abençoe a todos!  Agora esperamos a terceira edição que será em 2017 na cidade de Apucarana.

12002247_1132683920094420_859846299002836834_n

Participantes da II Liga Marellina