Pe. Devanil Ferreira

Pe. Devanil Ferreira fora designado para trabalhar no Santuário Santa Edwiges depois de desempenhar trabalhos como formador de seminaristas e pároco em outra paróquia atendida pelos Oblatos de São José nos estados de São Paulo e Paraná.

Antes de ser ordenado sacerdote, Pe. Devanil estudou durante quatro anos na capital de São Paulo, realizando o curso de Teologia. Ele como religioso aqui trabalhou nas assessorias das pastorais elas Afro e na Comunidade Santa Ângela que além da Casa da Criança, parte integrante da OSSE (Obra Social Santa Edwiges) era uma área de evangelização da chamada Área Pastoral Heliópolis criada na época do Bispo Regional Dom Antonio Celso de Queirós. Ainda na obra social, Frei Devanil animava o chamado Projeto Esperança que dava assistência aos portadores do vírus HIV.

Depois de terminado o curso de Teologia, Frei Devanil começava a se preparar para assumir o estado de vida por ele escolhido: religioso-sacerdote da Congregação dos Oblatos de São José na Igreja Católica. Assim, ele proferiu os votos religiosos perpétuos de pobreza, castidade e obediência no dia 30 de maio de 1998, no dia de São José Marello. Depois de ordenado diácono e exercendo por um tempo este ministério, Devanil foi ordenado sacerdote no dia 27 de fevereiro de 1999 na cidade de Apucarana-PR pela oração da Igreja e imposição das mãos de Dom Gílio Felício, atual Bispo Diocesano de Bagé-RS.

Pe. Devanil trabalhou na formação dos seminaristas menores dos Oblatos de São José em Ourinhos-SP no Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, que também é o título da Paróquia-Santuário da mesma cidade e dirigida pela congregação. Neste seminário ele pode organizar e celebrar com a comunidade paroquial e outros membros da congregação os cinquenta anos da caminhada formativa naquele seminário.

Tendo encerrado sua contribuição na formação dos seminaristas e podendo encarar uma nova frente de caminhada sacerdotal, Pe. Devanil fora designado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Três Barras do Paraná-PR e lá pode dinamizar a evangelização e a vida paroquial na Arquidiocese de Cascavel no estado do Paraná. Seu último e empenhativo projeto foi a reforma completa do templo paroquial.

A partir do dia 7 de janeiro de 2007, Pe. Devanil Ferreira assumia a Paróquia-Santuário Santa Edwiges como seu 12º pároco e 4º reitor. A celebração de posse de Pe. Devanil teve a intensa participação dos paroquianos e agentes das pastorais e, ainda, de um grupo de leigos da sua paróquia anterior.

Durante os três anos de trabalho em Santa Edwiges, Pe. Devanil procurou dar melhorias tanto na parte interna e externa da paróquia. Foram executadas a pintura externa do templo paroquial, a reforma e readequação da secretaria, a inserção do projetor multimídia para as celebrações e a reforma interna da Capela da Reconciliação.

Com o paroquiato de Pe. Devanil em Santa Edwiges nestes três anos, pudemos participar das três Mostras de Presépios por ele incentivadas (2007, 2008 e 2009) e ainda celebrar algumas passagens importantes dos Freis Oblatos de São José em nossa comunidade, tais como: os Votos Perpétuos dos Freis Moacir, Valdinei e Paulo em 24 de  novembro de 2007 e as ordenações diaconais de Valdinei e Paulo em 6 de julho de 2008.

Nosso 12º pároco e 4º reitor deixa as funções para assumir uma grande responsabilidade que é a de promover as vocações religiosas e sacerdotais na Província Nossa Senhora do Rocio dos Oblatos de São José. Agradecemos a ele por aqui ter servido nestes três anos fazendo nos aproximar mais de Deus por intermédio de nossa padroeira Santa Edwiges e de São José Marello fundador da congregação por nós amada, os Oblatos de São José.