Espiritualidade de Edwiges

Constância nas adversidades, abençoada eficiência na ação, pronta disposição nos empreendimentos de construção e restauração do que foi antes destruído. Estas são algumas das qualidades da Duquesa Edwiges. Elas brotavam de uma intensa vida interior, uma acentuada espiritualidade.

As informações a estes respeito dão bastante relevo à sua vida espiritual e a descrevem como sendo uma intensa busca de Deus. Graças a este esforço constante Edwiges criou em torno de si um clima especial e um jeito todo seu de viver a fé.

Edwiges seguia muito os modelos monásticos, isto é, ligados às ordens religiosas contemplativas, especialmente à ordem dos Cistercienses. Eles davam um grande valor à santificação da pessoa e pouca atenção aos elementos externos. Dos três padres confessores que Edwiges escolheu em sua vida de Duquesa, dois foram da ordem dos Cistercienses. Um se chamada Günter e era o Abade isto é, superior do convento de Lubiaz. Ele precisou tomar medidas restritivas com Edwiges que exagerava muito nas mortificações, chegando a andar descalça até nos tempos de rigoroso inverno. Outro confessor foi um cisterciense chamado Padre Mateus. Este foi quem atendeu Edwiges nos últimos momentos de vida e deu-lhe os últimos sacramentos.

Edwiges vivia sob o encanto da vida de um grande Santo da Idade Média: São Bernardo de Claraval, Fundador da Ordem dos Cistercienses de Estrita Observância. Como São Bernardo, Edwiges lia com atenção e devoção os relatos da Paixão e Morte de Jesus e incentivava a devoção a Nossa Senhora.

Notável é o interesse de Edwiges para com a Sagrada Escritura. Ele foi despertado em Kitzingen. A Bíblia era para Edwiges uma rica fonte de devoção e de alegrias interiores. Aprofundando-lhe no estudo da Palavra de Deus Edwiges compreendeu muito do que deveria fazer e como deveria ser para seu povo. Nos conventos e mosteiros que visitava ela sempre insistia que durante as refeições fossem feitas leituras piedosas, especialmente da Bíblia e de outros livros edificantes. Ela mesma, quando estava em sua casa, tinha o hábito de facilitar a leitura da Escritura durante os encontros familiares.

Compartilhe e evangelize: