Edwiges: um pouco de seu estilo

A Duquesa Edwiges era uma mulher que lia a Bíblia. E isto em um tempo que saber ler era coisa rara. Raros também eram os livros e assim quem os tinha e compreendia eram minoria. Edwiges fazia parte deste grupo.

Lê-se na obra “Vita Santae Hedwiges”: Das coisas visíveis passava às invisíveis, na beleza reconhecia o mais Belo e, sem que isto bastasse, nas criaturas admirava a grandeza do Criador. Por isso, com freqüência levantava os olhos ao céu para, admirando a magnificência das estrelas e a beleza dos céus, incitar a sua alma a amar a própria pátria celeste. Por isso parecia que, às vezes, da meditação sobre as estrelas e corpos celestes, desviava o olhar até o trono da Suprema Majestade e, nestes momentos, o raio da divina magnificência transpassava  o seu ser, o que é visto de fora como êxtase”.

Edwiges interessava-se pelo mundo da natureza criada por Deus, sabia também ler este magnífico livro e meditar sobre ele. Quem lhe ensinara isso? O contado de Edwiges com as Ordens mendicantes chegadas a Wroclaw no início do século 13 certamente introduziu novos impulsos na sua vida. Aliás, um dos confessores de Edwiges, o mais citado em sua biografia, é o Frei Herbord, Fransciscano. Foi a ele que recorreu a nora, Duquesa Anna, para que reduzisse o zelo de Edwiges para com as penitências corporais.

Com o surgimento das novas ordens monacais na Silésia, aparece o novo ideal de santidade, acentuando principalmente as virtudes da humildade, pobreza e amor ao próximo, expressando tudo isto sob forma da prática da caridade. Por isso, ao lado das até agora destacadas renúncias, cada vez mais importantes se tornam as características positivas da vida cristã.

Edwiges é a primeira mulher na Polônia que seguiu o estilo de ser e viver das ordens mendicantes. Nelas estão em evidência a ascese espontânea e a prática da pobreza voluntária. Isto levará Edwiges a assumir com facilidade a vida de oração com uma intensidade notável. Assim foi que ela viveu em um mundo cheio de preocupações, contradições e tensões mas foi sempre uma fiel seguidora de Cristo e da Igreja.

Compartilhe e evangelize:

QR Code Business Card
Blowjob