Evangelho: Confira as leituras da Liturgia da Palavra e a reflexão do dia
Santo: Conheça a história de fé do Santo celebrado pela Igreja

Para refletir: “Que Jesus seja sempre e em tudo seu apoio, seu consolo e sua vida!” Padre Pio
Palavra do reitor › 05/09/2017

Edwiges e a Palavra de Deus

Caros Paroquianos, Devotos e Romeiros de Santa Edwiges, Graça e Paz a todos.

Os tempos modernos nos levam a uma multidão de informações e, neste emaranhado, às vezes nós imaginamos que sempre foi este universo. As informações se estenderam de maneira criativa de meios simples (cartas, recados, bilhetes) às informações por ondas, como por exemplo, o rádio e depois as imagens. Assim foi se desenvolvendo a técnica da arte de comunicar. Hoje, com a instantaneidade das redes sociais, onde é possível transmitir ao vivo, produzir provas, fazer cenas… Enfim, divulgam-se tantos elementos, mas não temos muito cuidado de momentos
fundamentais: o outro, a vida e a sua realidade.

Será que Edwiges tinha tanta facilidade de acessar a Palavra de Deus como nós temos nos tempos modernos? Hoje, apesar de tantas facilidades a Palavra de Deus fica esquecida no meio de tantas coisas, ou por não querermos mais ir a Ela, ou por não querer deixar a palavra de Deus vir até nós, até por que nos desafia nos leva a tomar novas atitudes. A carência destes textos no tempo de nossa Padroeira se mostra na cena de que ela, ao participar da Santa Missa, ouvia com muita atenção a proclamação da Palavra, e que na sequência da missa para ainda mais se valer de estar atenta acompanhava no missal as orações, fato importante que nos desafia a ver como nós nem sempre com tantos acessos ás informações valorizamos a presença dos textos Sagrados em nossas possibilidades de vida e acessos, tanto nos impressos, quanto nos meios de acessos via rede ou ainda de ter estes digitais em nossas mãos, seja nos aparelhos de celular, com aplicativo ou em outras ferramentas que nos possibilitam estar em acesso direto com a Palavra de Deus.

Estamos no mês da Bíblia, nos deixemos envolver pela sua Palavra, dedique-se um tempo para estudar, aprofundar e ler a Palavra de Deus. Sugiro que você tome como propósito ler a Bíblia ao menos uns 15 minutos por dia, você verá que ao finalizar o mês, terá estudado um Evangelho ou um livro do Novo Testamento, e assim tomará coragem e se perseverar em ler toda a Bíblia, ser ao ler não entender tudo, ao menos tudo estará em você e ao momento certo, o Senhor vai te dar entender e viver o que aprendeu.

Seja mais que um leitor da Palavra, seja um ouvinte do Senhor que te chama para a vida, para o amor, para a escuta e a tradução desta sua leitura em gestos de vida e de seguimento do Senhor que te espera, e te ama.

Um bom mês da Palavra e que você possa viver e ser um sinal de Deus para o local onde estiver.

Pe. Paulo Siebeneichler
Pároco Reitor da Paróquia Santuário Santa Edwiges