Evangelho: Confira as leituras da Liturgia da Palavra e a reflexão do dia
Santo: Conheça a história de fé do Santo celebrado pela Igreja

Para refletir: “Por que a fraqueza humana ainda hesita em acreditar que um dia os homens viverão em Deus? Muito mais incrível é o que já aconteceu: Deus morreu por todos os homens!” Santo Agostinho
Notícias › 21/06/2017

Comissão mostra estudos sobre novo estatuto da CNBB a Conselho Permanente

Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP) e ex presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falou aos bispos no plenário do Conselho Permanente da Conferência na manhã desta quarta-feira, 21 de junho. Ele apresentou um breve relatório sobre o trabalho da Comissão para o Estudo dos Estatutos, a qual ele preside e que trata do novo estatuto da CNBB.

Dom Damasceno apresentou a coleta de sugestões que os regionais da CNBB enviaram, até agora, para a Comissão. Ele lembrou que as questões apresentadas voltam aos regionais para eventuais acréscimos e correções para que se faça um conjunto final de propostas de modificações. Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, fez intervenção na exposição do Cardeal Damasceno, recordando aos bispos que várias sugestões a respeito da Assembleia Geral entram no âmbito das possíveis reformas dos Estatutos e do Regimento da Conferência.

Os acenos do Vaticano sobre as Conferências Episcopais, vindas das reformas em curso na Santa Sé, foram lembrados por dom Raymundo de que terão, naturalmente, que ser considerados no trabalho da Comissão sobre os Estatutos. O Cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB, lembrou que já foram feitas declarações públicas pela Santa Sé, por meio do Porta-voz do Vaticano, que devem surgir novas orientações para as Conferências Episcopais.

A sugestão da moderação do plenário sugeriu que se envie uma nova carta aos presidentes dos regionais da CNBB chamando a todos para a reflexão sobre as sugestões para mudanças no Estatuto relacionadas ao modo de se realizar a Assembleia Geral. Os membros do Conselho Permanente acolheram a sugestão e votaram pelo encaminhamento da redação e envio da carta. Dom Geraldo Lyrio, arcebispo de Mariana (MG) e dom Genival Saraiva de França, administrador apostólico da Paraíba são também membros da Comissão para o estudo dos Estatutos.

Por CNBB