Liturgia diária
Evangelho: 1ª Semana da Quaresma
Santo: São Pedro Damião

Para refletir: “Haja entre vocês o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus!” São Paulo
Jornal
Galeria de Fotos
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
  • Uma foto no Flickr
Notícias › 30/01/2018

Comissão de Roma emitirá parecer sobre causa de beatificação de Frei Damião

No próximo dia 6 de fevereiro, em Roma, na Congregação das Causas dos Santos, a Comissão dos Teólogos se reunirá para dar seu parecer sobre a Causa de Beatificação e Canonização de Frei Damião de Bozzano. Esta informação foi confirmada pelo Frei capuchinho Jociel Gomes, postulador da causa de beatificação do religioso italiano radicado no Brasil.

Sendo positivo, o parecer será apresentado ao Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação. O purpurado, aliás, deve apresentar ainda este ano o resultado ao Sumo Pontífice.

Por sua vez, o Papa Francisco permitirá a publicação do “Decreto de Venerabilidade”, que fará com que Frei Damião de Bozzano seja declarado “Venerável” pela Igreja Católica, sendo um significativo passo à beatificação.

Com a comprovação de um milagre ocorrido pós-morte do frade, o mesmo poderá ser declarado “Beato”. Mais um milagre, acontecido depois da beatificação, ele será inscrito no álbum dos santos.

Entrevistado pelo site da Arquidiocese de Olinda e Recife, o Frei Jociel Gomes explicou que desde 2012 a “fase diocesana” do processo teve seu encerramento e, desde então, está em curso a chamada “fase romana”.

Na reunião que acontecerá no início de fevereiro, em Roma, a Comissão dos Teólogos emitirá um parecer sobre o reconhecimento ou não das virtudes heroicas praticadas em vida pelo Servo de Deus.

Conforme o Frei Jociel, caso seja reconhecida a prática das virtudes heroicas, o Pontífice, em nome da Igreja Católica, autorizará a publicação do “Decreto de Venerabilidade”, que dará acesso ao processo de beatificação e exigirá a comprovação de um milagre ocorrido por meio da intercessão pós-morte do Frei Damião, a fim de que o frade capuchinho seja reconhecido Beato.

Já a canonização exige também a comprovação de um milagre, que seria o segundo no processo, e que tenha acontecido após a declaração de Beato. Sendo assim, são exigidos dois milagres comprovados para que o religioso seja reconhecido santo.

O Frei Jociel ainda fez um apelo aos fiéis que rezem e divulguem a oração pela beatificação de Frei Damião. (LMI)

Por Gaudium Press, com Arquidiocese de Olinda e Recife

Compartilhe e evangelize: