Evangelho: Confira as leituras da Liturgia da Palavra e a reflexão do dia
Santo: Conheça a história de fé do Santo celebrado pela Igreja

Para refletir: ” Então se conhecerá quem ama verdadeiramente a Deus: aquele que não se contenta com coisa alguma fora dele!” São João da Cruz

ABERTURA DO SÍNODO ARQUIDIOCESANO NO SANTUÁRIO

Na noite do dia 3 de março, às 19h30, aconteceu no nosso Santuário a abertura paroquial do 1º Sínodo Arquidiocesano de São Paulo. A igreja particular da capital paulista está, desde junho de 2017, época da convocação, na caminhada sinodal que é uma análise, reflexão e ação conjunta da Arquidiocese para crescer na comunhão, conversão e renovação missionária, que é o lema desta proposta.

Logo depois da abertura arquidiocesana realizada por Dom Odilo no Colégio São Luiz, em 24 de fevereiro, com todas as expressões vivas da Arquidiocese de São Paulo, foi a vez do Santuário Santa Edwiges fazer a sua abertura paroquial com a intensa participação das Pastorais, Movimentos e todo o Povo de Deus.

Com uma Celebração da Palavra cheia de símbolos significativos, a abertura paroquial do Sínodo foi presidida pelo pároco-reitor, Pe. Sérgio José de Sousa, OSJ e também pelos outros padres oblatos, Pe. João Batista, Pe. Nelson Federovicz, Hilton Carlos e Roberto Palotto. Além deles os freis estudantes do Juniorato Pe. Pedro Magnone também participaram.

Durante a celebração, animada pela equipe de cantos ampliada do Santuário, foram entronizados o banner, cartaz e a vela sinodal que apontam a caminhada da Igreja Particular de São Paulo no sínodo que, neste ano, através de várias celebrações vivenciais, as pastorais e movimentos são convidadas a fazer uma séria análise da caminhada pastoral da paróquia, respondendo a uma série de perguntas práticas que deverão ser tabuladas ao fim desta etapa.

A pregação da palavra foi ressaltada pelo Evangelho de Mt 5,13-16 sobre a condição dos discípulos-missionários de Jesus Cristo serem sal da terra e luz do mundo, além da reflexão proposta por Dom Odilo em que cada um de nós acolhermos com sinceridade, desafio e interesse as orientações e reflexões do sínodo arquidiocesano.

Confiando-se ao Espírito Santo invocado por meio de cantos, renovados nas promessas do Batismo e intercedidos por Nossa Senhora, Mãe de Jesus, todos os membros do Povo de Deus no Santuário Santa Edwiges, colocaram-se prontamente nas motivações do sínodo para todo este ano de 2018, naquilo que canta e pede o refrão do hino sinodal: POVO DE DEUS, IGREJA DO SENHOR, CAMINHEMOS SEMPRE UNIDOS NUM SÓ CORAÇÃO! QUANTA ALEGRIA! QUE BÊNÇÃO TÃO GRANDE: O EVANGELHO DE JESUS ANUNCIAR!

martovagner@yahoo.com.br