Evangelho: 4ª-feira da 19ª Semana do Tempo Comum
Santo: São Tarcísio

Para refletir: “Louvai ao Senhor com todo o vosso ser, isto é, não só a língua e a voz louvem a Deus, mas também a vossa conciência, vossa vida e vossas ações.” Santo Agostinho

A MISSÃO É NOSSA

No Santuário Santa Edwiges, zona sul da capital paulista, existe muita vida eclesial e promoção do bem viver. Impelidos pela convocação do Papa Francisco e, a partir da proposta apresentada pela Congregação dos Oblatos de São José, entre os dias 08 e 16 de julho, aconteceram as Missões Josefinas no Santuário Santa Edwiges.

A Congregação dos Oblatos de São José que serve aquela comunidade local possui um grupo de leigos missionários que se empenham em realizar missões populares em paróquias pelo Brasil a fora. Esta edição das Missões Josefinas foi hiper-urbana, nesta localidade com várias expressões e cotidianos diversos e próprios da região. O Santuário Santa Edwiges está à beira da Estrada das Lágrimas, situado entre os bairros Sacomã e Heliópolis. Sacomã é um bairro com habitantes mais idosos; os pioneiros da comunidade estão neste bairro, contrário de Heliópolis que é abarrotado por uma juventude que trabalha e estuda, arranjando-se em pequenas casas, de uma vitalidade que contagia.

Com o tema “a Missão é nossa!”, o objetivo dessa missão fora fomentar na vida da Paróquia o espírito de missão e visitar as casas das famílias animando-os ainda mais para a autêntica participação da vida eclesial, através do anúncio da Alegria que o Evangelho nos ocasiona. Ou seja, uma ação de sair, escutar, acolher e partilhar de tudo o que for apresentado.

Juntamente com as Missões Josefinas, de 10 a 13 de julho, aconteceu a Semana de Espiritualidade cujo intuito é proporcionar uma semana com reflexões e momentos orantes com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, de Dom João Bosco, Bispo de Osasco e Presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, de Pe. Antonio Ramos de Moura Neto, Provincial dos Oblatos de São José e Pe. João Paulo Rizek, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Arapuá.

Destacamos a palestra de nosso Pastor, Cardeal Dom Odilo, que de maneira simples e clara, daquilo que é o diferencial em nosso proceder: a vida cristã. Dom Odilo nos ensinou que a vida cristã começa com Uma escolha; escolhemos Deus e renunciamos a tudo o que é contrário a Deus. Nos relembrou que o batismo nos garante sermos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros dos Céus – “que grande herança o Senhor nos deu!”, disse ele. E, nos instruiu para que vivamos o que professamos em nossa fé, celebrando o mistério cristão nos sacramentos, tendo nossa vida em Cristo, ou seja, vivendo as virtudes e, sejamos homens e mulheres que façam suas preces ao Senhor.

Outros destaques da programação foram: a Peregrinação dos missionários ao Santuário Nacional de Aparecida para rogar a intercessão de Nossa Senhora pelo bom êxito das Missões Josefinas, a Noite Luminosa com Ministério Santo José, o envio missionário de duas leigas Oblatas de São José para a missão no Moçambique e o dia devocional à Santa Edwiges, em todos os dias 16 de cada mês.

Portanto, dizer que “A Missão é nossa” significa lembrar a todos que a vocação do batismo, dom de Deus assumido, nos torna discípulos-missionários. Agora, ainda mais, podemos dizer que o Santuário Santa Edwiges estará em estado permanente de missão.

Confira as fotos na Galeria

Ir. Ismael Giachini Frare