8º DIA – SABER LUTAR

Dizia Santa Joana D`Arc que na luta não devemos fazer questão de vencer,mas de combater. Bater se com bravura é nosso dever, enquanto a vitória pertence a Deus.

Na vida espiritual muitas pessoas só pensam no triunfo e no sucesso,sem ligar muita importância aos embates que é preciso enfrentar para atingir o fim desejado. Gostam de encontrar o prato feito,como se diz. Outros acham que por já haverem conquistado um certo sossego espiritual, não necessitam mais estar alerta. São pessoas que, só porque fazem certas práticas espirituais, pensam estar salvas e livres de qualquer perigo. Coitadas, nem pensam que o inimigo não dorme…

A palavra de Cristo continua válida: “Vigiai, pois, já que não sabeis nem o dia e nem a hora” (Mateus 25,13). E São Francisco de Sales, brincando, dizia que as nossas más inclinações nos abandonam somente quinze minutos depois da nossa morte.

Exemplo

Santa Edwiges tinha particular devoção pela cruz de Cristo. E as suas meditações reportavam-se a quase todos os mistérios da Redenção.

E, mais ainda, ela procurava viver a espiritualidade da cruz, expressa nestas palavras de Cristo: “Quem quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruze siga-me” (Marcos8,34).

A devoção de Edwiges à cruz de Cristo e a Maria fez lembrar as palavras do ConcílioVaticano 2º: “… A Beata Virgem avançou em peregrinação de fé; manteve fielmente a sua união com o Filho até a cruz; sofreu junto com Ele. E com ânimo materno se associou ao seu sacrifício, consentindo com amor na emulação da vítima por ela mesma gerada. Finalmente, pelo próprio Cristo Jesus, moribundo na cruz, foi dada como mãe ao discípulo João e a todos nós” (Documento Luz das Nações nº 58).

Como mulher, Edwiges sabia o quanto custou a Maria ter-se associado à obra dolorosa de Jesus na salvação do mundo. Por isso dedicava particular veneração à Virgem Santíssima. Trazia constantemente consigo uma pequena imagem da Mãe de Deus, e vários fatos miraculosos demonstraram-lhe como a Virgem correspondia à sua devoção.

Compartilhe e evangelize: